Posts sobre | Dicas blog, imagem Pc e Web

Como calcular a porcentagem, para contas simples

Vou mostrar uma forma muito simples de calcular a porcentagem
Como faz pra calcular porcentagem fácil sem formula a lápisEsse blog anda meio abandonado, eu estava fazendo um estudo para um post em outro blog meu(preferido), e percebi que algumas pessoas tem essa dúvida de como calcular porcentagem.

Na escola a gente aprende uma fórmula, aquela serve para nos preparar para cálculos mais complexos e para nos fazer pensar e melhorar a concentração. Aquela fórmula não lembro mais, mas sempre que quero calcular porcentagem uso apenas multiplicação.

É algo bem fácil e que funciona, mas existem algumas coisas que não podem ser feitas e outras que devem ser observadas. Talvez as 'fórmulas' aplicadas aqui só funcionem para porcentagens menores de 100%

Vamos usar como exemplo os juros de cartão de crédito, que, se caso você atrasar vão lhe custar o olho da cara.

Os juros de cartão de crédito podem chegar a 16% sendo assim, digamos que minha fatura atrasada é de 200 reais, a continha seria essa:

200 × 0.16 = 32

A resultado da porcentagem é 32
O valor do juro que iria pagar é 32 reais, provavelmente viria somado na fatura do próximo mês.

Para saber o resultado, o valor foi multiplicado pelo percentual, mas, como o percentual é menor de 100% eu acrescento um ponto antes dele, isso é bom para fazer usando calculadora e o sinal de = para obter o resultado, e não usando o sinal de % Também facilita um pouco para contas no lápis, até porque muitas calculadoras tem o sinal de porcentagem, então, por que não usá-lo, mas da maneira correta. O resultado é a porcentagem, aí, se você tem que somar ou diminuir depende do seu caso.

Se a porcentagem é menor de 10 precisaria um zero antes do valor, veja o calculo usando 2%

200 × 0.02 = 4

Existem umas regrinhas, você não pode usar pontos no primeiro valor, ou seja, 2 mil seria apenas 2000 e também não o fiz usando vírgulas, mas sei que no caso da porcentagem não se aplica, não para esse tipo de conta acima.

Uma maneira ainda mais fácil, que para fazer algumas contas a lápis ou uso até mesmo de cabeça(quando a porcentagem termina em 0, 10% 20% etc) é o seguinte, se o juro é de 4%

200 × 4 = 800

Aí ainda é necessário dividir o resultado por 100 No caso acima resultaria em 8, para quem gosta de matemática, certamente sabe dividir um número por 100 sem fazer conta, mas esse post já se prolongou muito para explicar isso...

Conta completa

200 × 4 = 800
800 ÷ 100 = 8

Talvez os cartões de crédito não cheguem a 16%, mas, alguns, em época de crise aumentam os juros e chegam a 15,99% e a grande maioria não baixa de 11,99%

E, no governo do Lula foi criada uma lei que impedia comerciantes de dar descontos para quem pagar a vista em dinheiro, isso tudo me parece que é para incentivar o uso dos cartões, mesmo que deixe as pessoas mais descuidadas endividadas pelos juros abusivos dos cartões.

Os valores de 200,00 que usei para calcular a porcentagem é apenas um exemplo, até porque, quem tem cartão e receber só isso na sua fatura está de parabéns, ou parcelou a dívida :-( No parcelamento da dívida os juros podem baixar um pouco, mas, são vários meses pagando eles, as vezes é o único jeito para sair do endividamento, você pode perder um pouco, de qualquer forma o banco ganha, por esse motivo operadoras de cartões pagam bem por aquelas propagandas bonitas que fazem ele parecer sua salvação.

Saber qual a porcentagem de juro cobrada

Para confundir um pouco, vamos supor que o banco me envie apenas quanto de juro eu paguei e não diz o porcentagem que eles cobraram, eu faria o seguinte:

Sei que 32 reais me 'surupiaram'.
Sei que gastei 200 reais

Como saber quanto é juro?

32 ÷ 200 = 0.16


Mas, o juro não é 0.16, para chegar a ele deve pegar o resultado acima e multiplicar por 100, o que mostraria os 16% de juro.

32 ÷ 200 = 0.16
0.16 × 100 = 16

Acho que era isso, não sou matemático, mas conta simples sei fazer, e por os pontos nos Is estou aprendendo ainda, rs.

60 comentários:

  1. nossa adorei a sua explicaçao eu sou péssima em matematica mais vc explica muito bem Parabens

    ResponderExcluir
  2. Nossa simplesmente você salvou uma vaga de emprego pra mim kkkkk
    obrigada...super bem explicado, eu nem tinha percebido que minha calculadora não tinha o sinal de porcentagem, e deste jeito que você explicou ficou muito mais facil de aprender, pelo menos pra mim!!
    :D

    ResponderExcluir
  3. Cristiane NOvais Duarte08 março, 2012

    Olá Boa Tarde!!! eu gostaria de saber qaunto de furo vou pagar or pagar a parcela minima do meu cartão

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto de juro você vai pagar eu não sei, mas geralmente vem descrito na fatura do cartão a porcentagem cobrada em caso de atraso, acho que também vem descrito a taxa de juro para o caso de pagar o mínimo, talvez seja a mesma taxa do atraso, dificilmente baixa de 11% por isso cuidado, quando você paga o mínimo, no próximo mês você terá que pagar o restante, o que der de juros e mais o que gastou, aí ficará mais difícil para pagar o total.

      Excluir
  4. gostaria de saber quanto de juros por 12 dias de atraso no pagamento do cartão de crédito de um total de R$ 532,00 eu vou pagar? aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não posso saber que juro seu banco anda cobrando, cada banco cobra juros diferentes e tem regras diferentes, para cartão de crédito os juros são uns dos mais altos.

      Mas, vamos supor que seu banco seja bonzinho, o que é muito difícil e raro, e que as taxas dele tenham baixado, e ele cobre 2% de multa pelo atraso e mais 9% de juro mês, aí, em 12 dias e mais a multa, daria uns 6% do valor de R$ 532,00 e o valor do juro poderia ser algo em torno de R$32,00

      Mas, se seu banco cobra o que a maioria cobra, e não calcula os dias de atraso, mas sim o fato de ter atrasado eles cobram uns 13% de juros, o que corresponde a um mês inteiro, e ainda cobram os 2% de multa, aí você pode chegar a pagar 15% dos R$532,00 e o valor daria em torno de R$80,00 que vem na sua próxima fatura.

      Se você tiver sorte pagará uns R$32,00 somando juros e multa, mas acho difícil que seja só isso, provavelmente o máximo que você irá pagar de juros e multa é de R$80,00

      Excluir
    2. CREDO! TA HIPER FÁCIL, É SÓ LIGAR OS NEURONIOS AMIGOS E BOLA PRA FRENTE QUE TEM GENTE QUERENDO DERRUBAR A GENTE NA CONCORRÊNCIA DA VIDA.

      Excluir
    3. legau sua frase

      Excluir
  5. Obrigado Pelo Post!
    Excelente Contribuição
    Deus te ame Jesus te Guarde.
    Jk

    ResponderExcluir
  6. se nâo fosse eu estava com (0) na prova
    Muito Obrigado Que Deus te ajude

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu adorei!...
    Vc conseguio transformar um bicho de pé em uma coisa bem simples...
    Valeu de verdade, Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Para quem escreve "dificel" fica bem difícil mesmo fazer isso :) abraços

      Excluir
  9. Muito bom!
    Eu estava atrasado tido a professora deu uns 2 meses
    para fazer só hoje eu fui perguntar ela ñao respondeu eu vi seu blog e adorei.

    Parbéns

    ResponderExcluir
  10. nossa adorei nunca imaginei que era tao simples assim

    ResponderExcluir
  11. Olha adorei devia ser professor pk explicas muito bem parabéns e obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  12. Comprei uma calça por 30,00 reias. Vou vende-la por 90,00. Gostaria de saber quanto vou obter de jutos no valor dessa venda? Aguardo resposta Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 90-30=60 de lucro
      60÷30=2 vezes mais o valor investido você terá lucrado, ganhar o dobro de lucro é ganhar 200% de lucro. Mas se você vender daqui a 10 anos pelo mesmo valor de R$ 90,00, aí não ganhará 200% de lucro,. isso porque talvez esse valor em real terá 'desvalorizado'.

      O que fiz foi pegar o preço pago pelo produto(30) e diminuir do valor ganho na venda(90) e depois peguei o resultado que ganhei de lucro(60) e dividi pelo valor pago(30) o que resultou em 2 vezes o valor pago, que pode ser multiplicado por 100

      Quando você compra algo e revende você recebe lucro, 'juros fazem parte de nossas vidas'.

      90-30=60
      60÷30=2
      2x100=200%

      Excluir
  13. Obrigado!! vc me salvouuu!! kkkkkk vc explica mt bemm...PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  14. valewww me ajudou bastante !!!!!

    ResponderExcluir
  15. Horrivel esse site não entendi nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não entenda nada, se nem uma crítica construtiva você consegue fazer, esperar que entenda algo de matemática é esperar demais.
      Para não entender nada pode não ter lido nada, consiga uns livros de literatura e vai praticar interpretação primeiro, se ficar difícil, escolha livros infantis para começar.

      Excluir
  16. eo nao çaber esso dereito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eo? çaber? Esso? Dereito?
      Nossa!!! Vamos aprender a escrever para depois saber a fazer contas! Obrigada

      *Eu não sei fazer isso direito*

      Excluir
  17. Ola! OLha confesso, sou horrivel em matematica.. só sei que atrasei 5 dias minha fatura e estão em cobrando 220,00 de juros, agora estou em uma briga enorme com a administradora do cartão pq não acho razoavel esse valor. O fato é que o valor total da minha fatura foi de R$ 2.661,96, atrasei por 5 dias. O juros de financiamento são de 6,24% / juros de mora 1,00% am/ multa por atraso de 2,00% e iof de 8,07. Será que 05 ( cinco) dias dão juros de R$ 220,00 reais? Vc pode me ajudar? Já tentei fazer varios calculos.. mas confesso matematica nunca foi meu forte. mas brigar pelos meus direitos é uma das coisas que sei fazer de melhor.. desde de já leh agradeço muitissimoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que, somando multas e juros você pagou uns 8% e se você pagou toda a fatura após 5 dias eu acho que eles estão errados(mesmo que pagasse parte da fatura no dia certo e o restante 5 dias após), eu iria ao procon para ter uma orientação, isso porque essas empresas contam com a inércia das pessoas para nos darem 'pequenas' mordidas, um 'erro' aqui outro lá eles crescem nos surrupiando.

      Excluir
  18. A detalhes vc eu já tinha atrasado 5 dias qdo paguei já paguei um valor de R$134,00 reais a mais p/ cobrir os juros.. mas mesmo assim ainda vieram em cobrando R$ 86,88 na fatura.. logo, eu nem paguei o minimo nada..paguei até um valor superior..

    ResponderExcluir
  19. adorei essas explicação bem clara e da para entender perfeitamente.

    ResponderExcluir
  20. Quanto é 10% de 730 e 750? E como eu calculo isso? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os resultados são 73 e 75

      Vou fazer só a primeira conta, você poderia fazer assim:
      730 x 0.10 = 73

      ou poderia fazer usando duas contas, assim como esse exemplo:

      730 x 10 = 7300
      7300 ÷ 100 = 73

      Perceba que, no ultimo exemplo, primeiro eu multiplico pela porcentagem que você quer e depois eu divido por 100 e aí teremos o resultado final

      Excluir
    2. ou corte os zero e multiplique assim 73*1=73 tirei o zero do 730 e o zero do 10

      Excluir
    3. corte os zero e multiplique

      Excluir
    4. Isso mesmo, para multiplicar ou dividir por 10 ou 100 fica mais fácil, clique e saiba mais sobre esse tipo de cálculo que tem uma boa utilidade para calcular porcentagem também, já que as dicas que mostrei usam muito a multiplicação e divisão por dez e cem.

      Excluir
  21. amigo voce e muito bom ,
    parabens,por favor me tire uma duvida ,quando voce ganha o descoto a conta e a mesma de multiplicar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ganhar 9% de desconto você pode usar multiplicação e divisão para saber qual o valor real de desconto sobre o preço que seria cobrado sem o desconto, se deseja saber quanto você pagará aí ainda terá que subtrair o valor real que terá de desconto "menos" o valor do que seria cobrado se não tivesse o desconto.

      Suponhamos que irei comprar uma blusa de 80,00 e a vista eu ganho 10% eu faria uma conta:

      80 x 10 = 700
      800 ÷ 100 = 8

      Já sei que 8 reais é o valor do meu desconto aí se eu subtrair de 80 que era o preço da blusa eu só teria que pagar 72 reais.

      Eu também poderia, se a porcentagem é menor de 100 e maior de 10, usar apenas multiplicação, mas teria que acrescentar o 0. antes da porcentagem, eu faria assim:
      80 x 0.10 = 8
      8 reais é o valor do meu desconto...

      Excluir
    2. olha eu estava perdidinha e mim ajudou muito mas fiz o seguinte eu cortei os zero em vez de aumentar pode ter sido sorte mas deu certo.

      Excluir
  22. obrigada muito esclarecedor....

    ResponderExcluir
  23. Ana Maria Rocha10 julho, 2013

    Menino vc é bom! Estou lutando com a minha matemática...Ajude-me por favor....
    Peguei R$2.543,96 dia 12 de março de 2013 como 50% de adiantamento do meu IR que seria de R$ 6.630,65. Como ja tenho 70 anos recebi em junho, exatamente dia 17...A Crefisa fez dois descontos de R$ 2.427,09....Pior que eles tentam provar por A+B que estão certos, só faltam mandar o desenho pra mim. Foi mais de 100% de juros em 3 meses e 5 dias.
    È ISSO???
    Obrigada pela ajuda
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, essas empresas de créditos e bancos são terríveis, mas a única ajuda que posso lhe dar é um conselho para que busque informação no procon, principalmente se os valores que você citou são realmente esses, me parece um caso de juros abusivos, existem casos de pessoas que ganharam causas na justiça para não pagar tudo o que lhe diziam que era a dívida, no procon eles vão tentar dar uma olhada no seu contrato e nos extratos de descontos, se eles não forem aptos a lhe ajudar irão lhe informar sobre seus direitos, se for o caso eles podem lhe informar o "Júri de pequenas causas" ou outro órgão público e gratuito que cuide disso.

      Se informe também se, pela sua idade não lhe cabe o direito de ficar isenta de IR, existem direitos nesse sentido, mas, para isso existem regras e estou pouco informado, mas pode ter relação com ter mais de uma residência ou a mesma ser de alto valor aí talvez não tenha esse direito e, se sua renda é alta talvez não tenha esse direito, mas como eu disse eu não estou bem informado sobre essas regras, talvez se aplique a você ou não.

      Quanto ao juro eles podem cobrar cobrar juro sobre juro, no primeiro mês sua dívida aumentou, e, se nesse mesmo primeiro mês não foi pago uma parcela maior que o valor do juro aí esse mesmo terá juro cobrado sobre ele, e, você precisa ver se eles não cobram uma taxa extra para abertura de crédito e se cobram qual o valor dela, bom, de qualquer maneira me parece que os juros cobrados foram muito altos(talvez abusivos), você deveria ir ao procon com toda a papelada, ou de preferência uma uma cópia de contrato, estratos que mostrem qual o valor do seu empréstimo, quando recebeu ele, quando houve o pagamento da primeira parcela e as demais, se houve taxa de abertura de crédito, todas essas coisas contam para saber qual a taxa de juro cobrada, quando as parcelas venceram, etc.

      Excluir
  24. muito bom vlw ai.

    ResponderExcluir
  25. meus parabens que otima aula

    ResponderExcluir
  26. se eu devesse 42 reais ao longo de 1 ano e meio,de quanto seria o valor justo cobrado hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O justo varia bastante, muita coisa deve ser levado em consideração, a inflação, como se deu esse empréstimo, o que estava no acordo, eu só posso dar minha opinião, por exemplo:

      Se você pediu a seu pai um dinheiro e disse que pagaria no próximo mês e não o fez, e, por tal motivo seu pai se endividou e está pagando juros de suas próprias contas, aí é difícil, se na mesma situação pediu a sua avó e por tal atraso ela deixou de comprar um remédio para pressão e infartou, e, com isso ela teve gastos enormes com outros medicamentos e perdas na saúde, aí teria valor justo a pagar?

      Agora, um caso diferente é se você vai a um banco que age corretamente e pede um empréstimo, esse banco deixa de investir esse dinheiro em investimentos que geralmente renderiam um mínimo de 1% e máximo 3% mês, talvez o justo seria você pagar esse valor de juros ao mês, ou até mesmo seria mais justo uns 5% ao mês devido ao risco eminente de calote, isso levando em conta que 2 a cada 10 pessoas não consigam pagar e podem vir a dar "calote", levando isso em conta, acredito que o justo é de 3 a 5% ao mês com juros sobre juros.

      Esse caso do banco que citei acima é bem diferente do que bancos de crédito 'fácil' e operadoras de cartões fazem, que é ir a qualquer pessoa e oferecer dinheiro ou cartão sem mesmo avaliar se a pessoa tem condições de pagar e depois cobrar juros exorbitantes de quem paga em dia ou daquele que por ventura atrasar a fatura. Ou seja, para ter mais clientes e ganhar mais, alguns bancos fazem 'investimento de risco' emprestando a qualquer pessoa, o índice de calote é alto, mas, eles conseguem lucrar muito explorando aqueles que conseguem pagar seus altos juros. Aí você se pergunta, numa inflação de 1% mês, juros maiores de 5% ao mês seriam justos?

      Excluir
  27. Ótima explicação,ja sabia fazer porcentagem minha tia que me ensinou mais vim aqui para ver se minha tia estava certa e ela estava mesmo bj tia kk.

    ResponderExcluir
  28. Formula :::> (Valor) X (Porcentagem) / 100

    ResponderExcluir
  29. nossa que bom aprendi um pouco mas pelo menos fiquei sabendo como se faz obrigado bjs.

    ResponderExcluir
  30. muito legal seu bisu!!!! amei

    ResponderExcluir
  31. Eu devo 990,00 reais , e só vou poder pagar 700,00 e a o juros rotavivo é de 12,00 % e a multa por atraso é de 2% , quando vou pagar acrescentado dos 290,00 que fiquei devendo no proximo mês ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que no próximo mês sua fatura será acrescentada do que você comprar + os 290 que ficou para trás e os juros e multa, mas, a multa por atraso se dará se você atrasou o pagamento, se você pagou depois do vencimento aí você deverá calcular + 2% sobre todo o valor da fatura e talvez mais algum de juro, acho que cerca de 0.4% dia.

      Se você pagou ela em dia, mas ficou 290 sem pagar, aí o calculo vária, pode ser algo assim:
      12%+2% = 14
      290x14=4060
      4060÷100= 40,60

      Mas talvez você não precise pagar a multa por atraso, uma vez que o que o banco fez para você é cobrar o juro de um "refinanciamento" de parte de sua fatura, aí, talvez o banco cobre só 12% aí poderia fazer a conta assim:
      290x12=34,80

      Por isso é bom nunca atrasar, tente pensar em maneiras, busque maneiras de aprender técnicas para não atrasar faturas...

      Excluir
  32. poxa muito obrigado vc mim a judaran muito

    ResponderExcluir
  33. Bom Dia!
    Gostaria de saber quanto é 20% mais 720,00 reais do salario!

    Obrigado, Aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi, parece que você quer saber quanto é 20% de 720 aí a conta é a seguinte:

      720 × 20 = 14400
      14400 ÷ 100 = 144

      Sabendo que os 20% de 720 são 144 aí se você quiser pode somar ou diminuir do salário, agora a conta de soma ou subtração é mais simples, ainda mais que números redondos você não precisa usar a vírgula para somar ou subtrair, mas, isso apenas ambos os valores tiverem só zeros após a vírgula.

      Excluir
  34. Nossa! Amei as dicas, tenho 19 anos e já me formei do ensino médio, nesse tempo todo nunca fiz conta de porcentagem no meu celular, pois não há " % ", é uma vergonha, rs.
    Sempre tive dificuldades em matemática, mas isso nunca foi passado para nós alunos.

    ResponderExcluir
  35. Olá, será que poderia me ajudar .
    Peguei R$ 8.000,00 e vou pagar em 24 parcela de R$ 453,00.
    Qual é o juros que estou pagando?

    ResponderExcluir
  36. Eu devia R$ 15.000,00
    Paguei R# 11.700,00
    Gostaria de saber Quantos % da minha dívida já paguei?
    Eu preciso do desenvolvimento do cálculo para ensinar meu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber a porcentagem do que você pagou, divide o valor pago pela sua dívida total e então multiplica por 100.

      11.700,00 ÷ 15.000,00 = 0,78
      0,78 x 100 = 78
      78 porcento

      Veja que seus valores têm muitos zeros, e para facilitar, neste caso, você pode pegar aquele valor que tem menos zeros após o último número inteiro, contar quantos zeros e cortar de ambos os valores e, também pode destruir os pontos e vírgulas de ambos os valores, pois, para chegar na porcentagem desta conta, eles são irrelevantes.
      11.700,00 15.000,00
      117 ÷ 150 = 0,78
      0,78 x 100 = 78

      Excluir
  37. Muito bom seu texto.
    Veja também:
    https://calculadorajuroscompostos.com.br/como-fazer-conta-de-porcentagem/

    ResponderExcluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Pesquisar

Google

Newsletter

Digite seu Email:

Postagens populares

Arquivo do blog

Recentes postagens populares