Posts sobre | Dicas blog, imagem Pc e Web

Aumentar ou diminuir o tamanho de imagens

Vou mostrar como aumentar ou diminuir o tamanho de uma imagem, sem muitas deformações, com o Paint.
Esse procedimento, se feito corretamente não deforma uma imagem, mas a sua qualidade depende do tipo de imagem, pode não ficar boa no caso de aumentar muito.

Se você tem o Paint pode aumentar uma figura ou imagem, abra a imagem com o paint e no menu
>> Escolha Imagem ou com as teclas de atalho Alt +i
>> Clique em Alongar/inclinar... ou , nos sistemas Windows7 e Vista pode ser alongar/distorcer... e, se não encontrar a opção, use as teclas de atalho Ctrl +w
>> No quadro alongar e inclinar(distorcer) digite um número maior para % horizontal e outro igual o número escolhido acima em vertical
>> Clique em Ok.
>>Antes de salvar, se você não gostou dê um Ctrl + z para desfazer(antes de fechar o editor). Salve a imagem em Salvar como... Escolha um nome que ainda não existe(um novo nome) e Salvar ou concluir... nessa opção será salvada uma nova imagem, aí você ainda tem a original, isso ocorre quando você escolher um nome que ainda não tem nem uma foto com ele.

Para que a qualidade da imagem continue boa prefira salvar com formato PNG ou em segundo caso JPEG ou JPG

Você pode diminuir a imagem da mesma forma, basta escolher um numero menor de 100 para a % porcentagem. Mas não esqueça que vertical e horizontal devem possuir o mesmo numero para não deformar a imagem.

Se você quer mudar o tamanho só na altura ou largura, o melhor é arrastar aqueles pontinhos que ficam no canto da imagem, no lado direito e embaixo, dessa forma você cortará parte da imagem, mas não irá alterar a forma original do desenho, porém, se você quiser tirar um pouco em cima ou do lado esquerdo, terá que selecionar a imagem e arrastar ela com o mouse para cima ou lado esquerdo e depois arrastar nos pontinhos do canto para tirar o espaço em branco que ficará, só que quando arrastar os pontos do canto, a imagem não deve estar selecionada nesse momento, se tiver selecionada ao tentar diminuir poderá deformar o desenho.

Bom é fazer uma cópia de uma imagem e fazer varias coisas com ela no seu editor e, prestar atenção no que acontece com ela a cada alteração que fizer, isso é praticar.

53 comentários:

  1. Obrigado por me ajuda.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Adorei me ajudou muito d+++++++++++++++

    ResponderExcluir
  3. VALEU, cara!!
    Super fácil e bem explicado!
    MT obrigada

    ResponderExcluir
  4. tu e um cara cabeça muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Exatamente o que eu preciso, porém não aumenta mais que 500%!

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Anônimo

    Quem quiser aumentar a imagem mais de 5 vezes pode repetir o processo, mas na segunda vez talvez não com com um valor um pouco maior de 100%

    ResponderExcluir
  7. O B R I G A D O !

    ResponderExcluir
  8. valleu mano pow vei vc é fera em !

    ResponderExcluir
  9. Otimo.. me salvo aqui

    ResponderExcluir
  10. MUITO BOM E PRATICO.VALEU CARA. VC É O CARA

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada por me ensinar! Muitas pessoas acham que é fácil, mas para quem da minha geração sabe mexer muito pouco, suas dicas são muito valiosas!!!!

    ResponderExcluir
  12. aiaiai cara, vc acabou de ensinar a aumentar imagens usando o paint.... você é fera....

    ResponderExcluir
  13. Mt bom gostei !

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Esse tipo de arquivo que você citou não é imagem, você precisaria de um editor para ele.
      Ou, você pode tentar abrir ele com o Mozilla firefox e tentar selecionar e copiar a imagem aí então colar no Paint, eu nunca fiz isso, mas já consegui copiar textos dessa maneira, assim eu presumo que imagem talvez funcione, outra opção seria você dar zoom(se necessário) no arquivo e dar um print, ou seja, usar a tecla Printscr para copiar e colar no paint.

      Excluir
    2. Luiz Carlos29 janeiro, 2013

      gostei muito da explicação obrigado,só que estou velho e burrinho mas vou tentar.alem disto sou iniciante.abraços.

      Excluir
  15. nao consegui pois nao sei os numeros que devo colocar para o tamanho que eu quero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para aumentar a imagem você usa uma porcentagem maior de 100 e para diminuir uma porcentagem menor de 100, se precisar elia novamente e faça uma cópia de sua imagem para fazer testes e aprender.

      Excluir
  16. Respostas
    1. Como eu disse no inicio do post, você usa valores maiores de 100 para a porcentagem que irá aumentar a imagem, só não pode ultrapassar 500% e prefira usar valores de porcentagem igual tanto na altura quanto a largura.

      Excluir
  17. aumentei como voce explicou e quando fui colocar no facebook no meu perfil, tá pequeninha ainda. Que fiz de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns sites criam imagens derivadas e diminuem elas para usarem na internet, ou seja, quando você envia uma imagem para o site aí um programa deles pode diminuir o tamanho dela ou fazer cópias menores para você usar em perfil e outras áreas, muitos sites fazem isso na tentativa diminuir bytes das imagens e as páginas da web serem mais leves, não tenho certeza, mas talvez o facebook e outras redes sociais podem fazer isso, se for esse o caso aí acho que não tem o que fazer.

      Excluir
  18. Comigo não funcionou!
    Talvez por usar o Windows 7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguma versão do Windows o menu do Paint pode estar oculto, para aumentar ou diminuir a imagem nesses casos você pode pressionar ao mesmo tempo as duas teclas de atalho Ctrl W aí vai abrir o quadro para você colocar os valores, para aumentar é sempre maior de 100 e no máximo 500, e para diminuir é um valor menor de 100.

      Em algumas versões do Windows o Paint tem a opção Alongar/distorcer... e outras é a opção é Alongar/inclinar...

      Excluir
  19. Obg...mto boa sua explicação! Me ajudou mto! Abraçoo

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  21. Excelente, obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigada! me ajudou muito. :D

    ResponderExcluir
  23. Valeu, vc me ajudou muito! Havia baixado uma imagens da internet p usar em sala de aula, mas ficaram muito pequenas... Agora já arrumei!
    Um abraço,
    Maruska

    ResponderExcluir
  24. Muito boa sua explicação! Mas tenho que reduzir diversas imagens. Existe um meio mais fácil de reduzir todas de uma pasta ao mesmo tempo em vez de ter que fazer uma por uma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não com o paint, o Photoscape tem uma opção "Editor em lote" que é possível você reduzir muitas imagens ao mesmo tempo, mas, eu não lembro se reduz todas para um tamanho único ou na porcentagem de cada caso tenham imagens diferentes, mas, talvez ao salvar ele dê novo nome a cada imagem, isso são coisas que não sei dizer exatamente se é assim ou não, mas ele tem essa função de editar várias ao mesmo tempo e aplicar determinadas ações a todas as imagens escolhidas, aí você deve pensar, eu não baixaria um outro programa se precisasse fazer isso em menos de umas 20 imagens, pois o tempo que levaria para baixar/instalar e aprender essa nova poderia ser maior do que trabalhar as 20 imagens com o paint, se for umas 20 imagens você pode abrir umas 10 e simplesmente trabalhar com todas ao mesmo tempo, sabendo usar as teclas de atalho pode ser mais rápido para salvar a imagem, minha dica, faz uma cópia da pasta com as imagens antes e deixe reservado, aí abrir a outra para trabalhar e quando salvar salve a imagem usando apenas as duas teclas Ctrl+s e assim vai mais rápido esse processo de salvamento.

      Excluir
  25. Consegui aumentar a imagem, só que depois que salvei, constatei que a mesma ficou com o tamanho original. Não entendi onde errei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado que o paint tem uma opção de "zoom" e essa só serve para ampliar a visualização no editor e assim você poder fazer traços mais detalhistas ou correções, essa função de zoom não aumenta a imagem em si, só amplia o seu modo de exibição no momento.
      Também, tenha o cuidado que você pode ter salvado com outro nome ou em outra pasta.

      Excluir
  26. aki nao deu certo nao que windows é o seu pq o meu pa9int é diferente desse ai ke mostra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Windows 8 pressione junto as duas teclas Ctrl W para aparecer a opção de aumentar ou diminuir, nessa nova versão do Windows o paint teve melhorias mais algumas coisas complicaram muito

      Excluir
  27. deu certo,muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  28. amei me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  29. Mudei o zoom para recortar uma foto e agora o paint nao volta para o zoom normal de 100%!! Mesmo colocando essa porcentagem, não muda! Ja fechei e reiniciei o pc, mas continua a mesma coisa!! Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi esse problema. Talvez você tenha aumentado o tamanho da imagem e salvado ela? Já tentou abrir outra imagem com o paint?

      Excluir
  30. valeu cara voce ta de parabens eu já fiz ficou otima facil de fazer eu não sabia.abraço

    ResponderExcluir
  31. e parabens pela explicaçoes vai ajudar muita gente mesmo

    ResponderExcluir
  32. Agradeço demais.

    ResponderExcluir
  33. pode-me ajudar novamente porque eu não consegui?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, fiz um trabalho e minha maquina estava regulada para menos, resultado fotos tds em baixa, como faço essa mudança?estou desesperado, obrigado.

    ResponderExcluir
  35. agua mole pedra dura tanto até que fura !!!

    ResponderExcluir
  36. Muito obrigada!

    ResponderExcluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Pesquisar

Google

Newsletter

Digite seu Email:

Postagens populares

Arquivo do blog

Recentes postagens populares