Posts sobre | Dicas blog, imagem Pc e Web

Dicas de perda de peso com aceleradores de metabolismo, alimentos para dieta saudável e exercícios

Vou passar dicas e coisas que podem auxiliar numa dieta de emagrecimento, mas com foco em coisas saudáveis e que não requerem grandes gastos ou muito esforço.
dicas de como emagrecer com acelerador de metabolismoQuero deixar claro que a intenção deste texto não é passar uma dieta, mas sim informar sobre alguns alimentos e dicas para auxiliar na perda de peso, no caso de alguns alimentos talvez você pode incluir na sua alimentação diária, mas talvez tenha que retirar outros que tenham o mesmo tipo de caloria. A intenção aqui é dar noções básicas para você pesquisar e se aprofundar no assuntos, ou, para se informar com um nutricionista, perguntar se pode incluir determinados alimentos...

Quem não quer chegar bem ao verão e, nem tudo é 'lipo', só de pensar em uma agulhona furando a barriga e puxando meu tecido adiposo já é um incentivo para um regime, sem contar que existem riscos e custos para essa intervenção.

Mais um incentivo para uma boa alimentação é que alguns dos alimentos abaixo podem ajudar em outras áreas de nossa vida e corpo, por exemplo, as frutas e legumes amarelos ajudam no bronzeado ou melhorar e proteger a pele(para pegar sol use protetor solar), algumas coisas como uva, cereais e castanhas podem diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, já deu pra você ver alguns dos benefícios de uma alimentação saudável.

Você deve perceber que a intenção é não passar fome com dietas, é se alimentar de maneira mais correta, e saber que tudo que é em excesso não faz bem, por exemplo, se você se empanturrar de castanha pode ter diarreia ou estará consumindo muito óleo vegetal que em excesso pode engordar.

Para uma dieta e alimentação saudável, possivelmente você vai precisar aprender mais sobre alimentos e até exercícios, pesquisar sobre o assunto, lembre-se que aprender algo é sempre muito vantajoso, se você conseguir mudar seus hábitos e de seus familiares, a vantagem é enorme, muitas doenças que poderiam ser fruto da má alimentação podem ser evitadas, você só tem a ganhar.

    Técnicas que podem ajudar no emagrecimento

    Emagrecer pode ser mais fácil se for usado mais de um mecanismo que ajude no processo, principalmente para você poder comer bem sem precisar passar fome e sem fazer mau ao organismo. Técnicas que ajudam emagrecer:
  1. Aceleradores de metabolismo
  2. Alimentação correta, tanto no balanceamento quanto a quantia certa para determinados horários e com 'pausas' corretas.
  3. Inibidores naturais de apetite
  4. Exercícios físicos corretos
  5. Evitar estress e dormir bem
  6. Hormônios que ajudam emagrecer
  7. Dicas pra emagrecer
  1. Aceleradores de metabolismo

    Os aceleradores de metabolismo fazem com que seu corpo queime mais gordura, eles aumentam o gasto de calorias de seu corpo, e, podem preferencialmente ser consumidos 5 minutos antes da refeição ou no início dela(primeira coisa a ser consumida).
    Aceleradores de metabolismo são encontrados em alimentos naturais como limão, gengibre, canela, vinagre de maçã, pimenta vermelha(aquela comprida e fina, ardida), chá-verde, cafeína, ômega 3. Esses alimentos devem ser consumidos ao longo do dia, pode ser adicionados as refeições e lanches.
    Alguns aceleradores de metabolismo são termogênicos, que aumentam a temperatura interna do corpo, e para fazer isso ou até normalizar, o corpo gasta energia e queima calorias. Água gelada quando bebida faz quase o oposto, resfria internamente e o corpo gasta energia para manter a temperatura normal, sendo assim, beber água gelada também ajuda queimar calorias.
    Alguns aceleradores de metabolismo possuem valor calórico, como ômega 3 encontrado na linhaça e sardinha, por isso eles podem ocupar o lugar de outros alimentos quando você for comer, por exemplo, a sardinha pode ser sua fonte de proteína no almoço.
    O limão pode ser em suco, preferencialmente sem açúcar, com um pouco de adoçante ou mel. Limão, vinagre de maçã pode temperar saladas, talvez a pimenta vermelha em conserva para temperar a salada.
    Os termogênicos também são muito bons antes do exercício, eles potencializam ainda mais o gasto calórico.
    Eles devem ser consumidos no mínimo duas vezes ao dia, pense em maneiras de introduzir eles no seu dia a dia, por exemplo, o chá-verde e limonada para matar a cede e outros podem acompanhar as refeições... Evite chá-verde e cafeína antes de dormir.
  2. Alimentação

    A alimentação deve ser bem pensada, você deve começar com um bom café da manhã logo após acordar, é a principal refeição do dia, ela vai estabelecer como seu corpo vai 'encarar' as outras, se você comer bem no café da manhã seu cérebro vai preparar seu corpo para queimar mais calorias durante o dia, se pular o café da manhã, aí acontece o oposto e você pode engordar.
    Não passar mais de 4 horas sem se alimentar, o ideal é comer de 3 em 3 horas, mas, comer em quantias menores, assim seu organismo sempre terá um pouco de caloria para transformar em energia e não em gordura, aí você fica bem, assim, a fome não é tão grande quando for fazer a próxima refeição e você poderá comer a quantia correta sem se passar, ou seja, conseguir comer menos com menos sem passar fome.
    Comer lentamente, com a mastigação correta, ou seja, mastigar muito bem os alimentos.
    Alimentos saudáveis, alimentação balanceada, um pouco de carboidratos(preferencialmente grãos integrais porque contém fibra), uma quantia certa de proteína magra, frutas ou/e verduras, pouco óleo vegetal ou alimentos que contenham naturalmente esses óleos, como castanhas, abacate, amêndoa...
    Uma alimentação boa é naturalmente colorida e com variedade de alimentos.
    A dica é fazer do café da manhã a sua maior refeição e ir diminuindo no percorrer do dia, chegando a consumir poucas calorias antes de dormir, a noite pode ser uma sopa de legumes com proteína magra, um peixe ou carne grelhada ou frito em pouquíssimo óleo com verduras e um pouco de arroz integral... Se for dormir 3 horas após o jantar você ainda pode consumir uma fruta menos doce, uma proteína magra como whey-protein, isso porque é difícil dormir bem com fome e porque ao dormir a gente também gasta algumas calorias.

    Não acredite nos light´s, por regra que ainda nem está em vigor, para ser light precisaria ter menos 20% de algo, esse algo pode ser gordura ou carboidrato, etc. Sendo assim, se esse produto tiver menos carboidrato e muita gordura saturada você vai sair fora de sua dieta e pode engordar igual, o mesmo aconteceria se fosse o oposto. Por esse motivo, você precisa aprender a interpretar e comparar os rótulos com informações nutricionais.
  3. Inibidores de apetite e causadores de saciedade

    Vou mostrar alimentos que vão atacar sua fome de duas maneiras, uma é diminuindo um pouco a fome antes da refeição, a outra é atrasando a chegada da fome, ou evitando que ela venha com muita força. Assim nós estamos prevenindo contra abusos durante a refeição que faremos e também para a próxima refeição que virá mais tarde.
    • Para evitar abuso durante a refeição:

      Existem alimentos que são quase inibidores naturais de apetite, na verdade, eles provocam uma leve saciedade rápida e podem ser ingeridos cerca de 5 minutos antes da refeição ou ao começar elas, alguns tem uma capacidade de ajudar encher o estômago e sobrar menos lugar para coisas que engordam muito, são a maçã, 1 ou 2 copos de água, Whey Protein com água e saladas de folhas verdes. Temos alguns alimentos com um óleo vegetal que tem o efeito de inibir o apetite, mas por conter óleo, deve ser consumido com cautela, abacate, tofu, nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, castanha do pará e temos a aveia que também é rica em fibras.
      O café e o chocolate amargo(com mais de 70% de cacau e sem leite) também causam uma saciedade, mas, cuidado com o uso de açúcar ou excesso, o chocolate contém óleo vegetal.
    • Para causar a saciedade por mais tempo depois das refeições

      Bom, não adianta consumir um inibidor de apetite para comer menos calorias se ficarmos famintos uma ou duas horas depois, por isso podemos comer alimentos que demoram a ser digeridos e assim não precisamos passar fome e nem 'beliscar', e, essa demora da digestão dificulta a rápida absorção dos carboidratos, evitando que boa parte vire gordura.
      Existem alimentos que causam uma saciedade por mais tempo, alguns deles contém calorias e outros pouca, com poucas calorias são frutas, grãos e verduras ricas em fibras ou substancias que inibem apetite, são, acelga, couve, espinafre, alface, nabo, agrião, brócolis, repolho, rúcula, cenoura, tomate, abóbora, pepino, feijão, laranja, abacaxi.
      Existem alimentos mais calóricos, mas que são necessários na alimentação, a maioria por conter proteína, são, ovo, queijo(preferencialmente branco como ricota), peixes, carnes magras. Existem outros com substancias que aumentam o tempo de sensação de saciedade como a batata doce, aveia, linhaça, e outros grãos integrais ou seus compostos.
    Finalmente, caberá a você, ou nutricionista decidir como usar cada um desses alimentos, por exemplo, para nossa cultura é quase impossível comer abacate antes de almoçar, ou salada antes do café da manhã.

    Ao fazer refeições como almoço ou jantar, comece pelas saladas, assim a saciedade chega antes de você querer devorar tudo que encontra pela frente, se a salada estiver temperada com aceleradores de metabolismo é ainda melhor porque eles vão começar a agir antes ou no mesmo tempo em que seu organismo comece a metabolizar as calorias, evitando transformar parte delas em gordura.
  4. Exercícios físicos, aeróbica x musculação, ou ambas para emagrecer?

    Pesquisas comprovam que aeróbica e musculação são excelentes aliados no emagrecimento, por esse motivo é bom optar por ambas, até pelos outros benefícios que cada um dos exercícios oferecem.

    A musculação pesada pode ser um aliado por produzir massa magra(músculos) e acelerar o metabolismo, para criar e manter os músculos seu organismo irá evitar que as calorias do alimento virem gordura. A aeróbica, com bastante eficácia fará a parte de 'queima de gordura' do corpo.

    Para algumas mulheres a ideia de ganhar músculos pode não parecer muito boa, mas se pensar em ganhar um pouco nas pernas e glúteo, aí essa ideia parece mais vantajosa, mesmo para aquelas que já são avantajadas, pode se levar em conta que essa vantagem pode ser umas gordurinhas que podem ser substituídas por músculos, também deve se levar em conta que nas mulheres a musculatura não aumenta muito, sendo assim, a musculação pode ser uma boa aliada para todos, preferencialmente acompanhada de um profissional da área, para evitar lesões.

    Atividade física em jejum?

    Segundo um artigo, talvez sem comprovação científica, que li no site WaldemarGuimarães.com.br(Ler, clique) diz que, por questões biológicas/químicas, um pouco de aeróbica em jejum faz um efeito bem compensador para emagrecer, mas deve-se ter alguns cuidados, pessoalmente eu tentaria umas 2 ou 3 vezes por semana se tivesse descoberto antes. Como começar aeróbica em jejum:

    Iniciar com um tempo de execução em torno de oito a 10 minutos, adicionando mais dois minutos a cada duas sessões(dias que executar novamente) até chegar a um período de 20 a 40 minutos de atividade em jejum no dia.
    Atividades que tem efeito parecido com aeróbica em jejum:
    Na musculação, recomenda-se evitar, por mais de 1 hora, exercícios pesados, mas, no mesmo artigo li que parece ser muito conveniente 30 ou 40 minutos de musculação pesada e em seguida mais 20 ou 30 de aeróbica para ter um resultado parecido com aeróbica em jejum.

    Você pode ler também 10 maneiras de queimar mais gordura

    A caminhada rápida, é excelente para queimar calorias, mas precisa ser rápida, para saber se a caminhada está no ponto, quando você não conseguir conversar normalmente por estar ofegante é o sinal que a caminhada está fazendo o efeito desejado, que é queimar calorias.
  5. Evitar extress e dormir bem

    Dormir mau e menos do que a quantia correta engorda e stress em excesso também, ambos provocam desequilibro hormonal que vai influenciar negativamente no metabolismo de queima de gordura corporal, ou seja, você vai se alimentar e seu corpo não vai queimar a gordura como deveria, e algumas vezes você pode até ter mais fome ou desejo de comer coisas engordativas.

    Para os homens desavisados, vou deixar claro que descontrole de certos hormônios também nos atinge.
  6. Hormônios que ajudam no emagrecimento

    Existem diversos hormônios que, estando "desregulados" atrapalham ou ajudam no emagrecimento, como:
    Estrógeno é um que ajuda emagrecer. O mineral boro ajuda na produção de estrógeno, esse mineral é encontrado no amendoim, café, pêra, maçã, banana, uva, feijão, brócolis, nozes... O mineral boro também auxilia na produção de testosterona, hormônio que "também emagrece".
    Insulina também influencia no emagrecimento, o alimento ou tempero urucum(colorau) melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e ajuda na redução de gordura corporal, pesquise sobre como usar urucum e para que é bom, ajuda "evitar colesterol"...

    Vou passar um link para um artigo sobre mais hormônios que ajudam emagrecer e se você ler a reportagem sobre hormônios que ajudam emagrecer, verá que muitas coisas ditas aqui são comprovadamente também aplicadas para melhorar a atuação desses hormônios, coisas como dormir bem, exercícios leves ao acordar, alimentação equilibrada e com variedade de verduras e frutas, musculação, exercícios aeróbicos, evitar passar mais de 4 horas sem se alimentar, etc. Isso só reforça que uma vida saudável tem benefícios para manter a saúde e evitar obesidade. Ver mais sobre "hormônios que emagrecem":
    Abril.com.br/..7 hormônios podem ajuda-la emagrecer(clique aqui)
    • Outras dicas para emagrecer

    • Como eu disse, nem sempre você precisa passar fome, mas uma pesquisa comprovou que, por ser mais fácil, dietas alimentares restritivas de carboidrato e gorduras podem ter mais eficácia se você fizer uma ou duas vezes na semana e depois continuar o resto da semana normalmente, claro que, esse normalmente é uma alimentação balanceada, e as dietas podem ser acrescentando mais verduras e retirando um pouco do carboidrato, óleos e outras gorduras. Dietas alimentares restritivas podem ser aquelas que você quase passa fome, no caso desta, é focada na grande diminuição de carboidrato e gorduras, para emagrecer mesmo, é mais fácil você manter ela por um dias se souber que no outro dia tudo volta ao normal, isso porque se você tentar fazer isso por muito tempo, talvez desista e não retome a dieta.
    • Frutas pouco doces e verduras, assim como a proteína magra ajudam a dar saciedade, por esse motivo são aliados na perda de peso, claro que, você deverá diminuir no carboidrato, óleo e gorduras em geral.
    • Você deve se conhecer, seus hábitos, onde você erra, e mudar isso, precisará criar maneiras criativas de incluir alimentos saudáveis no seu dia-a-dia, por exemplo, você talvez poderá inventar uma maneira de incluir nos seus hábitos os aceleradores como canela, chá-verde, limão, pode temperar saladas com limão ou vinagre de maçã, pode tomar limonada durante o dia, colocar chá-verde ou limão em sucos, canela em sobremesas, chá ou até no café, apesar de mudar o sabor, mas é a descoberta de um novo sabor que vai ajudar um pouquinho no emagrecimento.
    • Você deve ter em mente que quer um resultado, sempre, e lutar por ele é bom, veja aquela fujidinha do regime(guloseima, excessos, preguiça) como uma infração, se não consegue resistir, tente fugir dela, evite ter em casa as tentações, evite ir ao mercado ou locais de venda de alimentos com muita fome. Os resultados do seu esforço serão um ganho para sua alto estima, uma maneira de se sentir bem, uma alimentação correta lhe fará bem, exercícios e um corpo mais saudável lhe renderão um dia melhor, talvez não hoje, mas amanhã.
    • Você terá que aprender sobre alimentos, saber o que é carboidrato, proteína, quais os óleos vegetais mais saudáveis, que gordura alimentar não é boa, que quantia desses alimentos você pode consumir, onde elas estão. Sempre digo que aprender algo é bom para o cérebro, aprender sobre alimentação é um quebra-cabeça, sendo assim, não é uma perda de tempo, é um ganho que você levará para sua vida e que pode ajudar a influenciar sua família.
    • É importante, se conseguiu perder peso, manter-se assim, a luta não para, até porque seu cérebro vai querer esses quilos de novo, ele é programado para isso, a cada quilo que você perde é um mês que seu cérebro vai tentar lhe influenciar para ganhar ele novamente, até que ele perceba que o normal é não ter aqueles quilos a mais. Mesmo assim, um descuido pode puxar outro, nunca pare de lutar, tenha em mente que hábitos saudáveis fazem bem ao seu corpo e mente, não é só uma arma contra o peso, é uma arma contra diversas doenças e um aliado para ter um bom desempenho no seu dia-a-dia, por isso, mesmo lutando contra os maus hábitos, você só terá vantagens.
    • Precisará aprender substituir alimentos e bebidas, por exemplo, trocar refrigerante por sucos naturais sem açúcar, se toma muito café com açúcar substitua o açúcar branco por mascavo que é mais saudável.
    • Sempre que possível, deixe mais a vista os alimentos saudáveis e necessários para a perda de peso, "esconda" os alimentos que engordam ou industrializados.
    • Evite 'remédios para emagrecer' e aquelas dietas de perda de peso rápido e muito forçadas que restringem muito a alimentação, sei que muita mulher tem pressa, nesse caso, o que vem rápido pode ir rápido, mas, se você acha que conseguirá manter o peso perdido depois...
    • Pense em maneiras de evitar abusos, eu, como sou 'preguiçoso' ou não gosto de 'perder tempo', ao fazer lanches, preparava o que ia comer e guardava o restante, assim eu não repetia para não ter o trabalho de pegar as coisas novamente, preparar o lanche incrementando com coisas como alface ou tomate aumenta o volume(saciedade) e, por dar mais trabalho evita que queira fazer novamente depois de comer, enquanto prepara o lanche 'belisque' algo saudável, uma fruta, alface ou outra verdura, uma castanha apenas(essa mastigação também acelera a saciedade). Se o horário fechar, fazer os lances antes de compromissos também pode evitar que você repita(para não se atrasar), ao comer em 'lanchonete' pode pedir o lanche para levar ou sair comendo(não comer dirigindo), o fato de não comer no local onde tem mais lanches pode evitar que você repita.
Acho que era "só isso", eu resolvi escrever sobre isso porque eu sempre estive 1 ou 2 kg abaixo do meu peso indicado, fazia exercícios, eu me achava muito magro e decidi que queria passar 1 ou 2 quilos acima do peso indicado, aí parei de fazer exercícios, dediquei mais tempo ao trabalho, me passei na alimentação, comprava um doce de leite de 200ml e devorava(geladinho), eu pensava que podia abusar e não engordaria(isso nunca vai acontecer comigo), errei feio, em um ano e meio eu estava uns 9 quilos acima do meu peso indicado, e já tinha tentado emagrecer mas ganhava peso, até que, assustado com o rumo que meus pneus estavam tomando, resolvi me dedicar mesmo, aprender sobre os alimentos, em uns 6 meses eu perdi 7 Kg sem sofrer muito, apenas mudando os hábitos alimentares e acrescentando um pouco de exercício, confesso que no começo, na vontade e pressa de perder peso, sofri um pouco, agora, a 2 meses eu só me esforço para manter o meu peso como está, estou 2kg acima do recomendado para mim, mas acho que estou bem assim, não passo fome, me alimento bem(alimentação saudável), faço exercícios e as vezes(muito muito raramente) até ataco aquele pote... Por ter conseguido, sem seguir dietas milagrosas, eu resolvi compartilhar o que precisei aprender para emagrecer.
Talvez você precise ler muito sobre o assunto, reler para memorizar, anotar, pesquisar, pensar em modos de incluir, excluir ou substituir alimentos, inventar maneiras e receitas, talvez mudar drasticamente seus hábitos, não é fácil começar um almoço ingerindo dois copos de água antes, ou começar pela salada, mas é possível. Você também deve ser capaz de perceber se sua dieta está trazendo resultados, se precisa diminuir mais as calorias ou aumentar exercícios para ter e manter resultados. Tem um vídeo de exemplo de receita de suco de alimentos termogênicos:

0 comentários:

Postar um comentário

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Pesquisar

Google

Newsletter

Digite seu Email:

Postagens populares

Arquivo do blog

Recentes postagens populares