Posts sobre | Dicas blog, imagem Pc e Web

Reduzir JavaScript de seu site e blog com programa ou online, gratuito

O Closure Compiler é um programa que pode ser usado online para reduzir código de javascript. A pouco eu descobri esse programa e por ter achado ele muito útil resolvi até mesmo dar dicas de como usa, até porque ele tem alguns 'defeitos' que, com certeza não desmerece sua utilidade. Mas, por ele poder gerar algum problema, é bom que fique atento ao usar.


Esse tutorial é mais voltado a webmasters e webdesigner, para iniciantes que nada sabe sobre script eu aconselharia a não usar, mas, quando eu comecei a mexer com códigos eu 'metia a mão' mesmo sem ter certeza, e com isso aprendi muito, até mesmo, vai a dica fundamental, para todos, sempre faça e mantenha cópias antes de fazer alterações, isso vale para códigos, imagens, etc. Prefira usar um blog de testes, se cria sites use páginas web para teste, e, faça teste nos navegadores mais usados.

Se entende pouco de códigos, a opção mais recomendada do Closure Compiler é a 'Whitespace only'(veja passo 3 abaixo) isso porque se você marcar a opção 'Whitespace only' não faz muitas alterações no código, essa opção remove quebras de linhas e espaços desnecessários, em segunda opção tem a 'Simple' que remove espaços e quebras de linhas mas pode fazer pequenas alterações no código para reduzir mais ainda.

Otimizando códigos de javascript com Closure Compiler online

Acesse Closure compiler online(clique aqui) e depois siga com os passos abaixo, com uma atenção ao passo 2, 3 e 6 que tem alguns detalhes e características que tornam o programa meio complicado de usar.

1-No campo onde diz 'Add a URL' insira a Url completa de seu arquivo js e clique no botão Add, esse passo 1 pode ser ignorado.
2-Encontre a linha que diz // ADD YOUR CODE HERE então apague ela e todo código que estiver abaixo dela, se você não tem arquivo externo aí você pode colar seu código de script/javascript nesse local onde estava o código e linha que você apagou.
3-Escolha e marque uma das opções de Optimization, Whitespace only ou Simple ou se você tem mais conhecimento e quer arriscar pode marcar a opção Advanced
4-Clique no botão Compile
5-Talvez seja preciso clicar em Compiled Code
6-Abaixo da opção Compiled Code estará o novo código e talvez bem otimizado, cuidado para copiar só ele, pois não estará num 'campo próprio' para cópias
Usando closure Compiler para reducção e otimização de código javascript

3 comentários:

  1. Tentei fazer esse Otimizando códigos de javascript, mais não conseguir, falta explicação mais fácil de intender. ADD url de Arquivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem o script em um arquivo externo com tipo um .js você pode usar a URL dele que o programa vai acessar ele e ler o código e então tentar reduzir o código, ou a outra opção é você mesmo copiar seu código de JavaScript e colar no campo apropriado, como mostrei no passo 2.

      Além disso você vai precisar aprender sozinho como lidar com esse programa, eu apenas dei uma base no que é possível, o restante você terá que testar, experimentar uma ou mais vezes para ver como funciona.

      Excluir
  2. Muito bom mesmo, funciona de um certo jeito, obvio que hoje em dia existe melhores técnicas para optimizar o javascript, algumas dessas já não dão mais, infelizmente.

    Excelente artigo, apesar de já ser um pouco antigo, merece toda a credibilidade! Obrigado pela postagem

    ResponderExcluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Pesquisar

Google

Newsletter

Digite seu Email:

Postagens populares

Arquivo do blog

Recentes postagens populares