Posts sobre | Dicas blog, imagem Pc e Web

Como criar um menu fácil em blogs do blogger

Veja como criar um menu horizontal em blogs do blogger, ou um menu lateral, se bem que o menu horizontal no topo é o mais usado.

Menu no blogger
Quem usa o blogger pode criar um menu sem uso de códigos, é o menu de páginas do blogger tipo uma barra de menu horizontal.

Este post tem duas partes, a primeira mostra como criar os links e a segunda mostra os passos para escolher se quer o menu no topo e trocar o lugar dos links, ou seja, organizar o menu.

1ª Parte
  1. Acesse o blogger.com
  2. Ao lado do nome do seu blog clique na seta do menu expansível
  3. Ao expandir o menu clique em Páginas
  4. como fazer pra criar link de menu de blogs do blogger na interface atualizada
  5. Na janela que abrir clique no botão Nova página
  6. No menu que abrir clique em Endereço da web
  7. Como cria links no menu de página em blogspot do blogger
  8. Abrirá um quadro ou janela com dois campos, no primeiro, onde diz Título da página, digite o nome do link
  9. No outro campo onde diz http:// coloque o endereço Url da página que você quer linkar, mais detalhes sobre Url abaixo
  10. Clique no botão Salvar
  11. Você ainda tem a opção de alterar um link ou página, se clicar em Editar nos quadros que ficam em Páginas abre o quadro para mudar o link, ou, se for uma página p abre ela para editar(ver imagem acima).
  12. Você pode clicar no botão Visualizar blog e ver se está bom
  13. Tudo pronto, precisa clicar no botão Salvar organização
como inserir endereço Url pra criar links no menu do blogger
Evitar erros de endereços Url

É bom você abrir a página e copiar o endereço da barra de endereço do navegador, para evitar erros. Os endereços para os links desse menu devem começar com http:// porém, alguns sites só funcionam com http://www.

Exemplos Certos:

http://fazermeublog.com/
ou assim:
http://www.fazermeublog.com/

Exemplos Errados para criar o menu do blogger:

www.fazermeublog.com/
http://http://fazermeublog.com/

Em alguns navegadores não aparece a Url completa, mas, se você selecionar toda ela da barra de endereços do navegador e copiar, ela será copiada por completo.


2ª Parte

Organizar lugar de links e menu páginas do blogger

  1. Acesse o blogger.com
  2. Ao lado do nome do seu blog clique na seta do menu expansível
  3. Ao expandir o menu clique em Páginas
  4. Como organiza links e menus de blog do blogger nova interface
  5. Na janela que abrir, onde diz Mostrar páginas como, clique no botão para Escolher entre:
    • Guias na parte superior
    • Links laterais
    • Não mostrar

      Atenção, Guias são como uma 'barra de menu'. Na lateral ele fica como uma lista de links um abaixo do outro.

  6. Na mesma página, para organizar o local deles, você pode clicar sobre o canto dos 'quadros' que representam os links e arrastar eles com o mouse e soltar antes ou depois do outro(passe o mouse sobre os quadros, se o cursor mudar para um sinal parecido com + , isso indica que pode arrastar).
  7. Tudo pronto, clique no botão Salvar organização
mudar lugar dos links e menu de sites no blogger, como vídeos, inicio, sobre, home-page

30 comentários:

  1. Você sabe como incluir o atributo “nofollow” quando incluo um link externo via esse sistema de páginas que você ensina neste post?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem duas possíveis soluções para um link nofollow neste menu, ambas difíceis e uma talvez não da maneira que você quer.

      Aconselho que use um blog de testes para praticar antes.

      Você pode alterar via Html do blogger mas se aplicará a todos os links desse menu, precisaria primeiro fazer um backup de seu modelo(clique para ver) e ir em >Modelo >Editar HTML e clicar na área onde fica o código(quadro que serve como editor HTML do blogger) e usar as duas teclas Ctrl F para localizar esse trecho:

      <li><a expr:href='data:link.href'>

      cole o trecho no campo de localizar(do editor HTML do blogger) e de um Enter e ao encontrar ele pode alterar para :

      <li><a expr:href='data:link.href' rel='nofollow'>

      Depois então clicar no botão Salvar modelo

      A outra opção que eu faria e costumo fazer é criar links de redirecionamento, isso é possível no blogger e alterar o robots.txt e com uma pasta Disallow que também é possível no blogger, para isso da uma pesquisada sobre o assunto(s)

      Por exemplo, num dos meus blogs tenho o link usando essa Url:

      http://blog.foitestado.com/ir/blogcatalog

      e no meu robots do blog http://blog.foitestado.com/robots.txt tem essa linha:

      Disallow: /ir

      essa linha diz aos sites de busca para não seguirem Url que estão no diretório /ir/ ou seja, os 'sites de busca' não relevam http://blog.foitestado.com/ir/ e o que tem nesse diretório, é um modo de fazer um nofollow usando as pastas e o robots.txt do site

      Excluir
  2. Como eu escolho em que menu eu quero colocar a postagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja na 1ª parte você cria os links com o endereço de Url do post ou página, isso é do passo 4 até o 9 da 1ª parte como expliquei no post acima.

      Depois o seu link estará criado, aí, veja na 2ª parte que expliquei no post, aí basta você arrastar os quadros(ou blocos) que tem cada link e organizar eles, isso vai do passo 4 até 6 como descrito na 2ª parte da postagem que expliquei acima.

      Excluir
    2. Mas,mesmo assim quando eu posto qualquer coisa no Blogger fica só no "Início",não tem como eu escolher que eu quero colocar na "Galeria",da uma olhada aonde entra quando clica em "Galeria" : http://ohmydemetrialovato.blogspot.com.br/

      Me ajuda,por favor...

      Excluir
    3. Todos os posts do blogger vão para a home, menos as páginas que não entram nessa lista, mesmo assim, os posts tem sua própria página.

      Além disso você pode aprender adicionar categoria nos posts, clique aqui, e, aí cada post estará também na página destinada a sua categoria, no seu caso, você adiciona a categoria(marcador) 'galeria' e seus posts com esse marcador estarão nessa categoria, aí então, se quiser acesse a página dela e copie o endereço Url para criar um link no seu menu.

      Excluir
  3. cara eu tenho um blog que tem modificações para varios jogos eu tento fazer outras paginas para organizar mas fica tudo em uma pagina só se puder ajudar agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você esteja confundindo página com postagem do blogger, ou não entendeu que os posts vão para a página inicial e também tem um endereço único, pode ler mais para entender, clique aqui

      Excluir
  4. muito bom me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito, consegui colocar no meu blog, tem um blog que eu acompanho que quando você acessa algum item do meu por exemplo "Moldes", é exibido um resumo explicando que nesse espaço será postado moldes, depois segue os marcadores.

    ResponderExcluir
  6. como que eu arrumo o conteúdo das páginas dai??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ir no menu do blogger e clicar em >Páginas e aí se você tem uma página mesmo do blogger pode encontrar o 'quadro' referente a ela e clicar em >Editar, se você não criou a página, veja como criar a página, clique aqui

      Excluir
  7. Parabéns cara vc e muito foda me ajudou bastante
    continue assim

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Geralmente as cores do menu do blogger combinam com o estilo dele, por isso, o ideal é você tentar mudar algumas cores do seu modelo sem mexer em código(clique) e ver se algumas delas e quais mudam as cores do menu ou da área onde ele está, isso pode dar mais destaque ao menu ou até muda alguma cor nele.

      Se isso não surtir efeito, aí, você pode tentar usar Css para mudar esses estilos, precisaria um certo conhecimento, e ou usar um blog de testes com mesmo estilo de seu blog para praticar, para quem entende pouco eu não recomendo que mexa em códigos, mas, mesmo assim eu vou lhe passar uns códigos Css, mas, você precisas saber onde e como adiciona Css no blogger(clique), aí, você pode alterar as cores desse código abaixo e adicioná-lo

      /*Cor de fundo do item do menu*/
      .PageList li{background:red;}

      /*Cor da letra do link do menu*/
      .PageList li a,#PageList1 li a{color:blue;}

      /*Cor de fundo e letra do link do menu ao passar o mouse*/
      #PageList1 li a:hover{background:green; color:orange;}

      /*Cor de fundo e letra do link do menu quando acessou ou pessoa está*/

      #PageList1 li.selected a{background:green; color:yellow;}

      Entre chaves estão os estilos, você pode usar nomes de cores básicas em inglês, background:green é o fundo verde, e color:yellow é a cor da letra amarela, color:orange é a cor de letra laranja e background:red é cor de fundo vermelha, deu para perceber que "background" significa fundo e que "color" significa cor de letra e logo depois deles e separado por "dois-pontos" estão nomes de cores em inglês que você pode substituir, e, o caractere "ponto-e-vírgula" serve para separar os tipos de estilização.

      /*Trechos parecidos com esse*/ você pode remover mas com cuidado para não remover outros caracteres e nem deixar um caractere "perdido" ou sobrando no seu código aí pode dar erro em seu blog, esses trechos não interferem no estilo e no código, são anotações que podem ser colocadas em certas partes do código Css para saber para que serve o trecho abaixo dele, mas é bom apagar depois de dar certo porque eles pesam alguns bytes no blog.

      Se você achar muito difícil e tem condições, pode ver pessoas que prestam esse tipo de serviços, mas cobram

      Excluir
  9. O nome do blog faz jus aos textos (;

    ResponderExcluir
  10. Eu não estou conseguindo modificar meu menu horizontal. Quando eu vou em página e tento colocar novos conteúdos no menu, o menu não se modifica. Ja tentei colocar em Guias na Parte superior, Links Laterais e não mostrar mas não está adiantando.
    Se puder me ajudar eu lhe agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto para organizar ou mudar links do menu você sempre precisa clicar no botão de "Salvar" e também "Salvar organização".

      Outra coisa é, quem usa modelos que não são do blogger o menu pode ficar com estilos diferentes ou esse modelo pode ter um menu próprio que já vem instalado nos códigos desses modelos, aí, esse é outro menu e nõa é o menu de páginas original do blogger e sendo assim ele não fica nos gadgets e para alterar esses tipos de menus que vem em modelos de template da web só mexendo no código do modelo, algo que é arriscado, mas, é na opção >Modelo e >Editar Html, mas é bom saber Html e salvar uma cópia de seu modelo antes de fazer isso e/ou usar um blog de testes para aprender e praticar

      Excluir
  11. Muito bom!! Consegui!!!

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  12. Por favor, me ajuda: criei o menu no meu blog mas ele não funciona, parece que é parte do layout pois as psginas criadas não tem link. Como eu corrijo? Http://www.detudoumtanto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca vi antes esse problema no menu do blogger, ainda mais, pelo que percebi seu modelo é do próprio blogger, parece um problema de Css, nesses casos de modelos já prontos e claro que com muitos estilos fica difícil encontrar a fonte do problema, mas, percebi que você pode tentar resolver da seguinte maneira, adicionando um estilo Css que fará seu menu ficar "sobreposto" a outros elementos e aí será possível clicar nele e creio que não será alterado nada nele. Faça um backup de seu modelo e pode adicionar no seu Css o seguinte código:
      #PageList1,.PageList{z-index:1000}

      Para saber onde adiciona Css no blogger, clique, o código acima deverá resolver o seu problema.

      Seria só isso, mas aproveitando, no seu HTML também vi um pequeno erro, no começo do seu código Html tem uma linha de código que está no local errado, é a seguinte:
      <link href='http://fonts.googleapis.com/css?family=Poiret+One' rel='stylesheet' type='text/css'/>

      essa outra linha ou trecho de código que lhe mostrei acima deve ficar abaixo(depois) da tag <head> e no momento ela está antes da tag <head> , só cuidado para não confundir a tag <head> com o fechamento dela que é bem parecido e é assim </head>

      Excluir
  13. Oi, queria fazer uma pergunta.
    Assim, eu queria que no meu blog, debaixo da minha
    foto, eu escrever a opção, ler sobre, e clicando eu ser redirecionado para uma nova pagina, e ai sim la, ter escrito sobre mim, se tiver me entendido, sabe me responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso a que você se refere é um gadget de perfil, mas pelo visto você quer um personalizado, aí, você pode ver como criar um, clique aqui e leia com atenção para ver as opções disponíveis e também porque pode ser meio complicado quando você quer criar algo diferente dos padrões.

      Excluir
  14. Oi, eu consigo centralizar o texto do menu? Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tentar usar Css para mudar esses estilos, precisaria um certo conhecimento, e ou usar um blog de testes com mesmo estilo de seu blog para praticar, para quem entende pouco eu não recomendo que mexa em códigos, mas, mesmo assim eu vou lhe passar uns códigos Css, mas, você precisas saber onde e como adiciona Css no blogger(clique), aí, você pode copiar o código abaixo e adicioná-lo corretamente:

      /*Centralizar item do menu*/
      .PageList li a,#PageList1 li a{text-align:center;}


      É bom sempre fazer um backup de seu modelo antes.

      Excluir
  15. Eu tentei fazer assim ,mas as categorias apareceram na pagina original ,so que quando eu clickava nelas dizia essa página não existe e também eu não conseguia postar nelas(acho que devido eu não ter tanto conhecimento nessa área como eu pensava.Mas acabei conseguindo fazer um menu em meu blog ,fácil para quem não tem tantos conhecimentos de programação e consigo colocar vários post dentro das categorias .Coloquei o passo á passo aqui .Vejam:

    www.divinafenix.blogspot.com

    1-Para começar surgiro que olhem o modelo do meu Blog Divina Fénix do Blogger Blogspot ,acho que o seu modelo tem que ser parecido com o meu ou caso voce saiba adaptar...

    2- Pegue caneta e papel e anote quais categorias você deseja em seu menu ,eu surgiro que não sejam muitas, no meu Blog são INICIO, COMPORTAMENTO, DICAS, BELEZA, MODA.

    3-Agora faça o login em seu blog ,vá para aquela área que você sempre vai quando quer postar ,fazer mudanças de modelo ,nome do blog,marcadores ,ver estatisticas,etc.

    4-Na coluna da esquerda click na 8º opção LAYOUT. Vai aparecer a organização do seu blog, como ele é dividido, as colunas , os locais onde pode ser inseridos gadget ,etc.

    5-Agora click na parte superior do modelo, onde tem uma barra horizontal e tem o nome adicionar gadgets, vai abrir uma janela pequena do Blogger com várias opções ,role ela para baixo e escolha a opção MARCADORES.

    6-Como eu avisei é interessante você já ter anotado o nome das categorias que voce deseja para seu blog, em meu caso eu anotei e coloquei INICIO , como primeira.Coloque no titulo o nome da primeira categoria que voce escolheu e marque as opções abaixo do nome titulo( coloque um nome da 1º categoria no titulo),marque : TODOS OS MARCADORES ,ORDEM ALFABETICA ,LISTA e salve na janelinha e não esqueça de salvar na coluna direita do blog também ( aquele botão que voce salva tudo ,sempre que você muda algo em seu blog( cores ,modelos ,etc).

    7-Você a categoria inicial ,mas lembra-se que voce deixou a opção mostrar todas as categorias? então cada vez que voce for postar ( acho que você já deve ta acostumada em postar no Blogger), voce escolhe na coluna da direita ,ao lado do post que voce ta escrevendo a opção marcadores e escolha inicialmente ( uma de cada vez a cada post que se encaixe na categoria).Digamos que quero fazer 5 menus igual ao meu blog ,já coloquei o 1º menu (daquela forma que ensinei) ,escolhi a categoria INICIO ,agora ainda falta mais 4 categorias (COMPORTAMENTO ,DICAS ,BELEZA ,MODA) , eu faço um posta para cada uma delas ,na hora que estou fazendo o post ,escolho na coluna da direita ,ao lado da página que to escrevendo o post ,a opção marcadores e crio um marcador com a outra opção que escolhi de menu( exemplo: MODA) e click em concluir ,assim faço um post para cada categoria que escolhi para meu menu ,pois isso vai fazer com que ela fiquei visivel na barra horizontal onde voce escolheu colocar o gadgest marcadores e como você escolheu a opção mostrar todos os marcadores a medida que voce vai fazer postagens e marcado vai aparecer na barra horizontal igual ao meu blog ,como se fosse um menu e você vai poder sempre postar nele ,não vai ser um menu parado ,estático.Agora é importante que voce sempre faça postagens que se enquadre nas categorias que voce escolheu para seu menu e sempre use os mesmo marcadores.
    8-Bem... espero ter sido clara, pois eu tinha muita vontade de ter algo parecido com um menu em meu blog ,para ficar algo mais organizado e da uma aparencia mais profissional e não tinha como contratar alguém especializado para fazer isso para mim.Caso algo não tenha ficado claro, entre em contato comigo que terei prazer em tentar explicar melhor via email.

    9-Ah! Esse trabalho em fazer uma post inicial e criar um marcador( com o nome da categoria que voce deseja em seu menu) é somente uma vez apartir dai ,voce usará sempre os mesmos marcadores na hora de postar ,até para não bagunçar o seu menu né?rs.

    ResponderExcluir
  16. Você poderia atualizar esse post? não entendi nada o blogger está todo diferente , AGRADEÇO MUITO

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Blogger andou mudando isso, agora para adicionar um link você deve clicar em >Layout e em seguida encontre o quadro do nome do menu, que por padrão pode ser "Página", a menos que você tenha mudado esse nome, aí, perto dele clique no link que diz >Editar, abrirá uma janela onde terá um link >+ Adicionar link externo, clique nele e então coloque o texto do link e o endereço Url do post, aí é só clicar em Salvar e depois em Salvar novamente caso tenha aberto mais de uma janela para isso.

      Excluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Pesquisar

Google

Newsletter

Digite seu Email:

Postagens populares

Arquivo do blog

Recentes postagens populares